Esse pap está multicolorido, não repara não, É que algumas fotos não estavam boas, então hoje eu tinha que fazer outra bolsinha e tirei mais fotos. Vamos lá.
Corte uma tira de 6cm x 40cm, dobre ao meio e vinque com o ferro:
Passe uma costura de uma ponta a outra, com o ponto o mais LARGO possível no ajuste da sua máquina, em seguida puxe a linha de baixo, da bobina, com cuidado para não arrebentar, franzindo devagar, puxando nas duas pontas:
Ficará assim:
Agora o viés, corte uma tira de 3cm x 25cm, dobre a pontinha e ao meio e vinque com o ferro:
Abra:
Dobre uma lateral até a metade vincada com o ferro:
Feche sobrepondo a parte que já está dobrada e passada:
Ficará assim:
Agora como colocar. Marque com a caneta para tecidos ( aquela que some depois ) ou giz a altura que você quer o babado, e outra 0,5cm acima:
Dobre a lateral do babado:
Alfinete bem no cantinho, sobre a linha mais baixa:
Faça isso nas duas laterais, depois vá distribuindo o franzido na peça, arrumando para não ficar muito liso de um lado e muito franzido do outro:
Depois abra aquela pontinha passada do viés e passe sobre o babado:
Alfinete novamente: ( o acabamento na outra ponta é igual )
Vá alfinetando ao longo da peça, a parte de cima do viés na linha superior que você riscou no tecido, cuide para que a parte de baixo do viés cubra a costura do franzido:
Tome cuidado para nenhum pedaço do babado ficar de fora, costure em cima e em baixo do viés, bem na beirada.
E aí? Animou?
BJ